terça-feira, 28 de maio de 2013

John Charles Fiddy e suas músicas de fundo do seriado Chaves

Os inesquecíveis bordões, as ótimas piadas, as trapalhadas idiotas, os personagens divertidíssimos e os roteiros originais tornaram o seriado "Chaves" um dos mais aclamados pelo público em todo o mundo. Um dos fatores que contribuíram para o sucesso mundial foi o trabalho das produtoras responsáveis pelas adaptações do programa para outras línguas. Por exemplo, quando chegou ao Brasil no início dos anos 80, o seriado vindo do México precisou de ser adaptado à TV brasileira. Algumas piada e bordões necessitavam ser modificados para fazerem sentido ao público nacional. O "no me simpatizas" do Quico, tornou-se "Você não vai com minha" e o "Cállate, Cállate, que me deseeeeeeeeeeeesperas" passou para "Cale-se, Cale-se, que você me deixa louuuuuuuuuco". Estas e outras sutis alterações foram fundamentais para que os bordões e as piadas se imortalizassem.

 A responsável por este trabalho de adaptação foi a produtora Maga, que funcionava no SBT em São Paulo. Silvio Santos acertou em cheio ao dar a incumbência para Marcelo Gastaldi (dublador do Chaves) e sua equipe de dubladores. A galera da Maga fez o trabalho de maneira impecável, tanto é que eu acho a versão brasileira do "Chavo del Ocho" mais engraçada do que a original. As vozes de Carlos Seidl (Seu Madruga) e de Nelson Machado (Quico) fazem muita falta quando se assiste a versão mexicana.

Além do trabalho de adaptação de texto e da dublagem, a Maga tinha a difícil tarefa de escolher os BGMs (músicas de fundo) dos episódios.Dizem alguns blogueiros e sites especializados no seriado que Marcelo Gastaldi foi o responsável pela escolhas dos BGMs. Seja quem for o responsável, o certo mesmo é que a versão brasileira do seriado tem músicas que se imortalizaram junto com as piadas e histórias fantásticas. A maioria das músicas imortais utilizadas no seriado foram compostas pelo músico britânico John Charles Fiddy, um especialista em trilhas de vinhetas, de propagandas e de seriados de TV.
John Charles Fiddy em apresentação no Japão - 1975

Neste momento, alguns leitores, podem estar perguntando: "O que tem a ver as músicas do Fiddy que estão no seriado Chaves com rock and roll? Por que este assunto está num blog de rock?". Não gosto muito de me justificar, mas acho necessário neste artigo. O primeiro motivo é que as músicas do John Fiddy podem não ter muitas características do rock, no entanto, comovem, animam, emocionam e tem muito mais pegada e sinceridade do que músicas de bandas consideradas de rock. Alguém se emociona ou sente a garra rock and roll com o U2, por exemplo? Eu me emociono e identifico algumas características de rock and roll nas músicas de John Fiddy, principalmente no feeling. É claro que meu conceito de rock (discutirei isso em próximos artigos) é um pouco diferente da maioria, mas para mim este cara é rock and roll na véia O outro motivo é que John Fiddy já trabalhou algumas vezes com monstros sagrados do rock. O cara foi participou da produção do álbum "Salisbury" da aclamadíssima banda Uriah Heep.

Pronto, já temos bons motivos para discutir sua obra e homenageá-lo no Rock Spades. Graças ao estúdio Maga e ao SBT, muitas gerações estão sendo contempladas com boas piadas e músicas desta lenda viva.

A seguir, os fãs deste blog  tem à disposição as principais músicas de John Charles Fiddy que estão presentes em diversos episódios de "Chaves".

In a Hurry: Melhor faixa de John Fiddy. Como ele é baixista, notamos em suas composições um trabalho bem elaborado nas quatro cordas. Nesta música o baixo executa uma linha cromática, estilo jazz, com variação de oitavas. Os arranjos de percussão são muito legais: chimbal e pandeiro meia lua. Cutucadas da flauta e os arranjos de guitarra aparecem com precisão. Isso para mim é rock and roll do bão. "In a Hurry" toca em vários episódios, um deles é do "Seu Madruga Eletricista" no momento em que Seu Madruga leva choques.

 

Boys: toca no episódio "Os Farofeiros" (Acapulco). Muito legal o trabalho de bumbo no início da música. A melodia em flauta é contagiante. Duvido que você não vai assoviá-la. Novamente o baixo usa variações de oitavas.



By The River: Quem já assistiu o "Dejejum do Chaves" com certeza curtiu esta bela melodia de clarinete acompanhada por um violão de cordas de nylon.



Corn Ball: este é um dos BGs mais usados nos episódios. Tem alguns intrumentos que nem imagino o nome. E o baixão do Charles Fiddy trabalhando firme novamente... Pura sensação de nostalgia, saudade da infância.



Frightened: esta aparece mais vezes no Chapolin do que no Chaves. Toca no episódio do "Bebê Jupteriano". É uma música de suspense, tendo o piano como principal instrumento.



Mechanical Toys: guitarrinha contagiante, baixão moendo com timbre fodão e de novo variação de oitavas. Isso é rock and roll. toca no episódio "Seu Madruga Cabelereiro" e muitos outros.



Mum: tema usado em momentos tristes dos episódios. Base com violão de aço e solo de um instrumento que não sei se é flauta ou clarineta, só sei que é bom.



On The Go: Esta está no episódio "Escorpião". Baixão volumosos segurando as pontas para as melodias de flauta e sintetizadores.



Playing With Toys: música usada geralmente em inícios de episódios. Melodia de flauta e base em violão de cordas de aço.



Running Away: Esta toca no episódio "Seu Madruga Cabelereiro". Dona Florinda diz: "Ande logo, Tesouro, você precisa ir cortar o cabelo". Neste momento, começa tocar esta música e o episódio vai para o intervalo. Os espectadores ficam na expectativa do que será que vai acontecer quando o Quico souber que o cabelereiro é na verdade é o Seu Madruga. Essa expectativa é representada neste tema com um sintetizador violento e ótimos arranjos de guitarra. Essa é uma das composições mais "rock and roll" do John Fiddy.



Skiping: este foi o tema da primeira abertura de Chaves no Brasil. Um tema feliz, que conta com com instrumentos de sopro e outros que não imagino o nome, devem ser instrumentos da cultura britânica.



Story Time: Música que é usada no início do episódio. "Aniversário do Seu Madruga". Dá a sensação de o começo de uma história. Tem um bumbo marcante no momento em que a música vai evoluindo e ganhado "corpo".



Time for Bed: outra versão da música "Boys".



Waking up: música calma, está em vários episódios de "Chaves" e no episódio "Conde Terra Nova" de "Chapolin". Muito bom o trecho final, em que a flauta ganha a companhia de um violão na melodia.



Walking the Dog: está nos episódios de Acapulco. Baixão oitavando, como vimos, característica marcante de Fiddy. Um som parecido com uma guitarra wah-wah faz a mesma melodia do baixo. Essa é uma das melhores!

3 comentários:

  1. Nunca havia ouvido os BGs sem estar assistindo aos episódios. As genialidades também estão na simplicidades. Um dos fatores que faz o rock'n roll ser tão envolvente.

    ResponderExcluir
  2. poderia publicar os links para download dessas musicas?

    ResponderExcluir