terça-feira, 11 de junho de 2013

O arrocha e uma música para beijar pelado

"Arrocha Super Freak"por Mariana Salimena
Apesar de não ser um sucesso de crítica, o arrocha domina as baladas brasileiras. São dois os motivos: o ritmo e o conteúdo das letras. O ritmo estimula a ralação de cocha e as letras expressam uma maneira de relacionar de uma maioria. O discurso do arrocha é o de quem quer se proteger dos percalços das relações afetivas, ou quer amenizar a dor de um coração partido. O arrocha camufla o sofrimento afetivo com o discurso do desapego. Na filosofia arrochiana os homens são fodas, tem pênis do tamanho de uma garrafa pet, esculacham na cama e nunca se apaixonam.

As mulheres são as ressentidas tornando-se sacudas - vão passar para trás aqueles que podem provocar, ou provocaram sofrimento para elas. Na música "Vidinha" da dupla Thaeme e Thiago isto é evidente: "Lembra o amigo que você me apresentou. E o personal que me indicou? A vidinha. pegou". Homens românticos e dedicados, o oposto aos que as magoam? As arrochianianas dispensam, estes são entediantes.

As mulheres do arrocha parecem confirmar o pensamento freudiano: a inveja do pênis. A mulher, principalmente no século XX, passou a explorar o "animus"(Jung), lado masculino que existe nas mulheres. Hoje elas rotulam abertamente os homens como este é "para casar", este só é um "pau amigo", este "eu amo, sinto tesão, mas vou manter uma marrentice para que ele não me passe para trás". Antigamente uma mulher falar isso era um absurdo. Mas a geração do arrocha não se reprime. Acho saudável.

A postura dos homens e mulheres arrochianos tem o instinto de proteção e auto valorização. Ter consciência de seu valor, se proteger para não se envolver com idiotas é algo normal. Mas no caso do arrocha soa com uma certa arrogância de fera ferida. "Não me toque, agora eu sou o bom, agora eu como o cu de todo mundo, agora ele vai me ver com outro, agora eu vou trair esta garota, não se apaixone por mim pois sou o bam-bam-bam e não sou só de um(a) agora ".

Este é o segredo do sucesso do estilo, pois mascara o fracasso afetivo vivido pela maioria, além de "proteger" de outros possíveis fracassos. A inocência de quem compra tal discurso é do tamanho do sucesso do mesmo. O único jeito de se proteger de fracassos é não se relacionar. Não viver... Talvez venha daí um frase atribuída ao grande Nelson Rodrigues: "Na vida o importante é fracassar".  Quem não fracassa não vive. Se relacionar é ter coragem, a postura arrochiana é uma coragem fajuta, pois tem um eu lírico que se coloca em um plano superior, com uma auto estima forjada, uma márcara.

Apesar das minhas críticas, acho importante a função de máscara, é um primeiro passo para a superação do fracasso, depois desencanamos. Já fiz pose de durão após me ferrar, tempo depois parei com isso.

E como amanhã é dia dos namorados, vamos deixar de lado nossas máscaras e assumir que o que é bom em relacionamentos está longe de ser este tesão mesquinho do arrocha ou do ressentido durão. Ver o outro como um que a qualquer momento vai nos passar  para trás é estupidez. A relação torna-se um jogo, em que temos adversários e  não parceiros (momento conselho amoroso por Gui Monteiro).

Enquanto o espírito do arrocha persiste como um sucesso nacional, resta a quem quer tirar a máscara celebrar o dia dos namorados com boa música. E como este blog é de rock and roll, vamos contrapor o arrocha com o melhor da "final art".

Eu poderia sugerir muitas músicas que revelam um momento especial entre amantes. Putz, quem nunca amou ao som de um bluesão do Ray Charles não sabe o que é vida. Que tal um "Heartbreak Hotel" do Elvis? Ou "Something", clássico dos Beatles?

Todas estas são boas pedidas, mas escolho uma obra-prima do Jethro Tull para celebrar a data. Uma canção que meu amigo Cássio Ruiz  interpreta como ninguém. "Wond'ring Aloud' expressa a gentileza em um ato simples de uma mulher servindo uma torrada com manteiga ao ser amado.  Isso é tesão de verdade! Pureza de sentimento, uma inocência boa, gentileza, um amor nu, sem máscara. Como diria meu velho parceiro de trabalho,Thiago Henrique, isso é "música para beijar pelado".




3 comentários:

  1. Gui, seu post está generoso, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gui, mto obrigado pelos creditos primeiramente rsrs mas entao...ow ficou demais o post!concordo com tudo(fazia tempo hein?rsrs), exceto o negocio do jogo, q acho q pelo menos uns 2% dos casais do mundo sao exceçao.ah!e olha só q cagada:achei outra e vou postar aki blz?mmmto "tezao" tbm e é do Alice...SIM!Alice Cooper!parece akele sentimento q nos traz a musica Wond'ring Aloud...

    http://www.youtube.com/watch?v=6ur55juZ4Og

    Vale a pena vc - e o mundo - conhecer!

    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao deu certo o link mas é só procurar.a musica se chama "You and Me".

      Excluir