sexta-feira, 3 de maio de 2013

Uma aranha em nome do Pai, uma cerveja em nome do Filho e uma vodca em nome do Espírito Santo

Ilustração de Mariana Salimena
Uma picada de aranha foi o começo do fim para Jeff Honneman. Há dois anos, enquanto relaxava em uma banheira de hidromassagem bebendo umas cervejas, Jeff percebeu que seu braço direito havia sido picado por uma aranha. Uma hora depois  começou a se sentir mal e, segundo o próprio, viu que a carne de seu braço estava apodrecendo. Partiu para o hospital, e recebeu o seguinte diagnóstico: a mordida da aranha contribuiu para que o guitarrista do Slayer desenvolvesse uma infecção bacteriana que ataca as camadas mais profundas da pele, causando necrose de tecidos. Jeff teve fascite necrosante, um nome de doença tão trash quanto as músicas do Slayer.

A doença era séria, Jeff corria risco de vida e até teve que ser induzido ao estado de coma. Além disso, passou por cirurgias no braço direito onde removeu tecidos mortos e recebeu enxertos. Jeff estava por tempo indeterminado fora da banda que fundou. Aos poucos foi melhorando através de tratamentos com fortes antibióticos. Em seguida passou a fazer fisioterapia para recuperar sua forma física e ganhar força no braço e poder voltar a tocar guitarra.

Ao longo do tempo que ficou afastado do Slayer, seu companheiros de banda chegaram a divulgar que Jeff estava se recuperando bem. E os fãs tiveram uma grata surpresa em abril do mesmo ano, quando o cara chegou a subir ao palco novamente com sua velha banda para tocar dois de seus clássicos em um show na  Califórnia. Na ocasião chegou até a declarar: "Sou o homem mais feliz do mundo".

No entanto, a volta definitiva para o Slayer não acorreu. Enquanto, se recuperava da infecção, Jeff criou uma intimidade ainda maior com uma velha paixão: a bebida alcóolica. A prova disso está em uma de suas guitarras, que conta com a logomarca da Heineken.

E isso é algo natural, um homem diante de uma situação difícil, de um momento em que pode perder seu braço e deixar de fazer o que mais gosta, pode cair facilmente na tentação das drogas. Uma espécie de autodestruição que antecipa a destruição causada pela própria doença. Uma destruição ameniza outra, talvez. Jeff foi perdendo o contato com seus amigos de banda, que desconversavam sobre uma possível volta do guitarrista.

Não tenho muito conhecimento de medicina, mas acredito que Jeff deve ter agredido muito seu fígado, sendo que tomava fortes antibióticos e ao mesmo tempo devia tomar umas e outras em bares da tentadora Califórnia. Algumas más línguas diziam que nos últimos tempos o cara estava tomando Heineken e vodca no café da manhã, almoço e jantar E o resultado não poderia ser outro, Jeff Honneman morreu na última quinta-feira por insuficiência hepática.

A morte de Jeff Honneman foi um prato cheio para os carniceiros fundamentalistas de algumas igrejas americanas, que declararam que o guitarrista foi mais um dos músicos mortos por Deus. Chegaram a até postar no twitter: "Qual dos seus ídolos Deus matará na próxima?". Sim, a birra destes carniceiros tem um motivo, o Slayer sempre compôs letras apocalípticas e estampou em suas capas de discos figuras representando o mito do demônio, além de sempre se posicionar de maneira dura em relação ao cristianismo. E agora Deus estaria fazendo justiça, matando Jeff e o mandando para o inferno.

Este fato me fez lembrar dos cultos do polêmico Pastor Marco Feliciano aqui no Brasil, que afirmou que Lennon e os Mamonas foram mortos por Deus por afrontarem princípios religiosos. Cheguei até a imaginar um destes pastores americanos apontando para o cadáver de Jeff Honneman e declarando em alto e bom som: "A aranha foi em nome do pai, a cerveja em nome do filho e a vodca em nome do Espírito Santo".


A morte de Jeff Honneman me fez lembrar de um mito da cultura grega: a Aracne, uma simples mortal que tinha um talento incrível para tecer e bordar. Seu talento era tanto que ela chegou a desafiar a deusa Atena para uma competição de tecelagem. E como castigo por afrontar uma deusa, foi transformada em uma aranha. Sim, a aranha simboliza um castigo por desafiar o divino.

Jeff Honneman desafiou o divino e sua decadência (castigo) começou justamente com uma picada de aranha? Interessante. Estariam os pastores americanos corretos?

Não, isso é só ficção da minha mente que adora coincidências e mitologia grega. Prefiro acreditar que o homem morre e mata em decorrência de seu próprio estado miserável de ser humano, uma criatura frágil. Por que envolvemos Deus e o Diabo em tudo? Por que devemos encarar a morte como um castigo? Esta é minha fé.


4 comentários:

  1. Envovlvemos Deus e Diabo em tudo pelo medo de se "autoculpar", coisa que o ser humano, hoje em dia, tenta aliviar com excesso de festas (repito: excesso, ja que festejar faz bem ao ser humano) para esquecer de tudo e recomeçar a vida. Belo texto, Guilérme.

    ResponderExcluir
  2. Porra Gui!mto bom o texto hein!e se pá esse cara e john lenno foram mortos em nome da burrice, inveja e fanatismo rsrsrrss

    ResponderExcluir