quarta-feira, 8 de maio de 2013

Por que isso não toca na balada?

"Selo de Qualidade Bob Ezrin" - Por Mariana Salimena.
Ian Gillan não grita mais como uma ninfomaníaca em orgasmos múltiplos. O Steve Morse não tem timbres tão legais quanto o rei da autoestima Richie Blackmore. Don Airey é fodão nos teclados, mas não é o finado gênio John Lord. Todos estes fatos serviriam como premissas para que os fãs mais rabugentos não curtissem o novo disco do Deep Purple. Ufa, graças a Deus, não ando rabugento nestes últimos dias. O disco é ótimo! E boa parte da crítica especializada compartilha desta minha opinião.

"Now what?!" é o primeiro trabalho de inéditas da banda inglesa em 8 anos. O Purple voltou com muita qualidade e ganhou a ajudinha de um produtor que tem um currículo de respeito. Bob Ezrin produziu simplesmente o maior clássico do Pink Floyd, "The Wall".

Quando ouvi algumas músicas tive uma primeira impressão não muito boa. Os teclados estavam soando com um timbre meio oitentista. Logo fiquei desesperado, pensei: "Putz, o Deep Purple soava como o Europe de 'The Final Countdown', será que eles estão usando blusas com ombreiras e permanentes no cabelo?".  Depois que escutei novamente o disco, a impressão foi totalmente diferente, o teclado é sensacional. Acho que na primeira audição eu estava sofrendo com alguns recalques, tenho traumas dos teclados oitentistas.

O Deep Purple está de parabéns. Steve Morse toca de maneira serena, sem ser um virtuoso eufórico, seus riffs soam cheios e graves. Seu timbre não é vintage, mas é de bom gosto. Sua pegada em "Hell To Pay", ao melhor estilo hard rock, é sensacional. Finalmente ele está conseguindo combinar seu estilo ao Deep Purple. Já Roger Glover é o mesmo de sempre, discreto. Acho que o baixo poderia ter um volume mais alto, no entanto isso não que dizer que o velho não tenha feito um bom trabalho. Glover segura as pontas para os seus parceiros de banda brilharem, é um grande músico.  Como já foi dito, Don Airey (o mesmo do sombrio teclado de Mr. Crowley de Ozzy) não soou Europe. Seus solos são maravilhosos e dialogam perfeitamente com a guitarra de Steve Morse. O solo de "Weidstan" é ótimo e tem um timbre maluco!

O lendário Ian Paice continua com um swing incrível na bateria, parece o mesmo dos anos setenta, nem os mais rabugentos conseguirão reclamar deste cara. O tempo não passa para ele. Sua canhota continua pesada, isso fica evidente em "Body Line". Já Ian Gillan parece estar respeitando sua idade e cantando muito bem como um senhor que tem consciência dos seus limites. Depois de 67 anos de berros, ele mostra que esta aprendendo a poupar sua voz para mais alguns anos de palco. Ele é um dos maiores vocalistas da história, não podia acabar com um calo nas cordas vocais e ser um Zezé di Camargo do rock and roll.

Apesar de respeitar sua idade no quesito vocal, Ian Gillan continua interpretando um garotão libidinoso nos temas do Deep Purple. Em "Body Line", o eu lírico é uma rapagão que fica paquerando uma gostosa que dança loucamente em uma balada. Quase um "Ai se eu te pego", versão rock and roll. Brincadeirinha, a música é boa.

Esta é a música que mais me chamou a atenção no disco. Tem riffs legais, duelo de guitarra e teclado, batera moendo e swing de música para realmente dançar na balada. Tive até o sentimento utópico de quem sabe ouvir o Deep Purple em uma balada aqui na minha cidade.

Imaginei até a cena. Eu chegando em uma balada (dessas que tem essas meninas com vestidos iguais aos das primas dançando arrocha e Mr. Catra) e o som do Deep Purple sendo tocado pelo DJ Zulu. Passou pela minha mente a imagem dos garotões fortões com suas camisetas de golas "V" tirando as meninas de vestidos de bandagem para dançar "Body Line" - muito ice e energético na parada. E pensei: "Por que isso não toca na balada?".

Capa do disco Now What?!
A resposta veio rápido, quando lembrei do grande especialista em rock and roll Adriano Falabella e seu bordão incrível: "Rock and Roll é para quem merece". Simples, rock and roll não toca na balada porque rock and roll é para quem merece.  Ah, se você merecer, o novo disco do Deep Purple estará em nossas melhores lojas a partir desta sexta-feira. Vida longa ao Purple!

Obs: Ainda não temos a música disponível para postar aqui no blog. Assim que tiver, vou postá-la



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário